terça-feira, 21 de setembro de 2010

[ATPS 2] Engenharia de Requisitos

Visão Geral do Sistema
Precisa se de um sistema para controle da produção e vendas integrado entre as lojas e fabrica de calcados, visando principalmente o controle de estoque de matérias primas e produtos, gerenciamento de entregas, controle de PDV, cadastros de produtos, materiais primas, vendedores, fornecedores e clientes. O cliente exige também a geração dos relatórios de entrada e saída de matérias primas, saída de produtos, vendas, clientes, produção, e brindes possivelmente concedidos a clientes, listagem de produtos em promoção no momento e geração de arquivo XML de notas fiscais emitidas uma vez ao dia para envio a receita federal.
O cliente exige que o sistema tenha interface web e seja hospedado em um Data Center, no entanto, será disponibilizado apenas na intranet por enquanto, com possibilidades futuras de integração com a extranet para disponibilizar ao cliente a possibilidade de compras e visualizações de produtos on-line. Devera ser levado em consideração para desenvolvimento plataforma operacional Windows com uma media de 40 usuários simultâneos com possibilidade de expansão, dever-se-há considerar também a possibilidade de expansão da empresa para o mercado exterior.
O cliente expôs que, espera um produto de fácil uso devido à falta de familiaridade de seus funcionários com computadores, e que as informações disponibilizadas sejam verídicas, para tanto são necessárias atualizações instantâneas dos dados, ele exige também a entrega do código fonte no ato da entrega do produto.
OBS:
Foi acordado que prioritariamente deveram ser desenvolvidas as funcionalidades para controle de estoque de matérias primas e entregas cujos quais dependem do cadastro de fornecedores e de produtos; e gerenciamento das entregas para as quais foi fixado um prazo Maximo de entrega de seis meses.
Requisitos funcionais:
1. Registrar de entrada de matéria prima;
2. Registro de saída para consumo de matéria com notificação de estoque crítico;
3. Registrar de produção;
4. Gerenciar de entregas;
5. Controle de PDV;
6. Gerenciar preços;
7. Gerenciar cadastro de produtos;
8. Gerenciar cadastro de matérias primas;
9. Gerenciar cadastro de fornecedores;
10. Gerenciar cadastro de vendedores;
11. Gerenciar cadastro de clientes;
12. Gerar de nota fiscal eletrônica;
13. Gerar de arquivo XML das notas fiscais emitidas;
14. Registrar a entrega de brindes;
15. Gerar promoções;
Requisitos não funcionais;
1. O sistema deve ter interface web;
2. O sistema deverá ser hospedado em um Data Center;
3. O sistema devera funcionar apenas na intranet;
4. O sistema devera suportar plataforma Windows;
5. As atualizações no banco devem ser em tempo real;
6. A segurança deverá ser em nível de usuário;
7. Tempo de entrega das duas primeiras funcionalidades no Maximo seis meses;
8. Entrega do código fonte ao cliente.

Principais Funcionalidades
1. Controle de entrada de matéria prima:
O controle de entrada de matéria prima trata-se do registro de entrada com fundamentação para a alimentação do estoque de matérias prima, no entanto a entrada de matéria prima deverá ser fundamentada, para tanto e necessário o registro da data de recebimento, dados da NF, quantidade, valor e tributos relacionados.
2. Controle do consumo de matéria prima:
Para controle real do estoque de matéria prima necessita–se do registro de saída de matéria prima pêra a produção esta funcionalidade basicamente proverá uma forma de registro de saída de matéria prima para a produção com a possibilidade de notificação em caso de estoque crítico ou a geração de relatório diário.
3. Controle da produção:
Para maior controle da gerencia quanto à produção faz se necessário a geração de relatórios atualizados de produção e estoque, portanto, faz-se necessário uma funcionalidade onde o responsável pela produção deverá registrar a produção diária.
4. Controle de entregas:
O controle de entrega nada mais e do que um controle de saída de produtos, com a finalidade principal de atualização de estoque e possivelmente poderá ser usado para a geração de notas fiscais.
5. Controle de PDV:
O controle de ponto de venda trata-se do registro das vendas e controle de entrada de caixa nas lojas, atualizando o estoque no momento do registro da venda, e emissão de cupons fiscais, isso claro levando-se em consideração a legislação vigente.
6. Gerenciador de preços:
Para a atualização dos preços de venda, é necessária uma funcionalidade onde o usuário poderá alterar o preço dos produtos, bem conveniente será se trouxer ao usuário informações de margens de lucro bruto e liquido e sugestão de preço á praticar.
7. Cadastro de matérias primas:
O cadastro de matérias primas e a funcionalidade onde o usuário poderá inserir ou alterar o cadastro de uma matéria prima e seus atributos, poderá trazer também informações sobre o produto que dará origem e a unidade de sua medida.
8. Cadastro de fornecedores;
O cadastro de fornecedores devera ter o CNPJ/CPF, Razão Social e endereço completo como campos obrigatórios, no entanto faz-se necessário uma funcionalidade onde todos os dados exigidos pelo cliente sejam gerenciados por ele.
9. Cadastro de produtos:
O cadastro de produtos basicamente e uma funcionalidade onde o usuário poderá inserir ou alterar o cadastro de produtos para posteriormente disponibilizar suas informações para uso do sistema ou do usuário.
10. Cadastro de vendedores:
Na funcionalidade do cadastro de vendedores deverá haver as informações fundamentais que o sistema e o usuário necessitam.
11. Cadastro de clientes:
Basicamente a funcionalidade do cadastro de cliente e o registro do cliente no sistema levando em consideração seus atributos necessários para a geração das informações esperadas.
12. Geração de nota fiscal eletrônica:
Para o registro legal de uma transação de mercadorias faz-se necessário a emissão de nota fiscal eletrônica como se especifica a legislação vigente, para tanto poderá ser utilizado a interface de controle de entregas (na fábrica) ou através de uma funcionalidade especifica para as lojas usando como base os dados do cupom fiscal emitido no caixa.
13. Geração de arquivo XML das notas fiscais emitidas:
Para prestação de contas com a receita federal e necessária uma funcionalidade que permita exportar os dados das notas fiscais emitidas em formato XML não sendo definida ainda a forma de envio dos mesmos.
14. Controle de brindes:
Para o controle dos brindes concedidos há cliente deverá haver uma funcionalidade onde o usuário deverá registrar a entrega dos brindes que devera conter dados do cliente e do brinde, alem de data, numero do cupom fiscal e outras informações que sejam peculiares.
15 Gerar promoções:
Esta funcionalidade e para que o gerente da loja possa gerar uma promoção de produtos.
OBS:
Para todas as funcionalidades acima e necessário levar em consideração para caso de ocorrência de erros de entrada de dados que o sistema não pode detectar, portanto dever-se-há permitir o cancelamento da entrada de dados, isso relacionado à vontade e permissão do usuário do sistema.

Restrições do Sistema
1. Interface:
O sistema deverá por exigência do cliente, ter interface web isso quer dizer que deverá funcionar nu sistema de domínio podendo ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar através de um browser que permita acessar a pagina do domínio da empresa.
2. Disponibilidade:
Para maior conforto e segurança do cliente acertou-se a hospedagem do sistema em um Data Center cuja alocação física e backups será de inteira responsabilidade da locadora do serviço.
3. Expansão:
Apesar de ser um sistema web o serviço deverá no momento ser disponibilizado apenas na intranet, sendo futuramente possível a disponibilidade ao cliente via web para compras e consulta de produtos.
4. Plataforma:
A plataforma definida para o funcionamento do cliente e o sistema operacional Windows por se ser o sistema operacional de uso atualmente no hardware da empresa.
5. Integridade:
Para não haver inconsistência de dados as atualizações dos dados no banco de dados deverá ser instantânea.
Exemplo:
No caso de uma consulta ao estoque disponível um item em transito de venda não poderá ser disponibilizado, poderá haver então estoque atual e disponível para definir a situação do item.
6. Segurança:
Para nível de segurança deverá haver a autenticação dos usuários do sistema através de nome e senha, sendo o seu acesso aos dados completamente controlados por um administrador que poderá conceder ou revogar concessões ao usuário.
7. Tempo de entrega:
Para as funcionalidades de Controle de entrada de matéria prima e Controle do consumo de matéria prima o prazo máximo fixado para entrega e de seis meses.
8. Usabilidade:
O cliente exige telas leves e de fácil compreensão devido principalmente a limitações dos usuários;

Relatórios
1. Entrada de matérias primas e Saída de matérias primas para consumo:
Precisa se de um relatório que possa trazer informações de quantidade de entrada, valores, valor médio no período, estoque atual disponível e que seja parametrizável pelo usuário e realize busca por período, itens gerais e item específico.
2. Saída de produtos para entrega:
O para o relatório de saída de produtos para entrega as informações do destino, quantidade, valor, totais do período pesquisado em moeda e em produtos responsáveis e data são imprescindíveis, levando em consideração os pontos parametrizáveis pelo usuário que podem ser item por período ou itens gerais num período determinado.
3. Vendas:
Precisa se de um relatório de vendas capaz de trazer informações de vendas de itens individual, geral por período, por vendedor, itens promocionais sendo estes definidos por opções parametrizáveis pelo usuário com informações adicionais de total do período, preço médio por item.
4. Clientes:
Deve informar clientes ativos, compras no período, valor médio gasto sendo parametrizável pelo usuário para relatório geral num período ou por um cliente especifico podendo relatar a ultima compra e valor gasto.
5. Produção:
Informação de produção pó item num período ou totais de todos os itens produzidos num período, calculando o valor médio por produto produzido e valor total do período;
6. Brindes possivelmente concedidos a clientes:
Informações do cliente que recebeu o brinde, valor da compra na oportunidade, valor do brinde, nome do responsável, data e outros com possibilidade de parametrização para uma busca por brinde, responsável, cliente ou total no período.
7. Produtos em promoção no momento.
Informações de produtos em promoção no momento, valor praticado valor promocional, valor arrecadado no período e total vendido no momento.


Nome: Carlos Alessandro soares Ra: 1801241420
Nome: Claudio Marcio Gonçalves Ra: 1801241420
Nome: Elizete Nerick Ra: 0850254

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