segunda-feira, 16 de agosto de 2010

[ATPS 1] ENGENHARIA DE SOFTWARE

AUTORES E DEFINIÇÕES

Jocélio Passos
Engenharia de Software é uma estratégia sistemática, disciplinada e quantificável para a Programação. Envolve o desenvolvimento, operação e manutenção do software

Leôncio Regal Dutra

É o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia visando obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.

Jair Cavalcanti Leite

Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantido suas qualidades. Além disto, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento.

Fritz Bauer

Engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais.

Pressman, Roger S. (1995) afirma que engenharia de software abrange o estabelecimento e o uso de sólidos princípios de engenharia, para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais. Abrange um conjunto de três elementos fundamentais - métodos, ferramentas e procedimentos. Os métodos proporcionam os detalhes de “como fazer”. As ferramentas dão apoio automatizado aos métodos, tais como CASE, CAD, análise estruturada e orientação a objetos. Os procedimentos constituem o elo entre ambos e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno do software.


Conclusão:

A Engenharia de Software visa utilizar conceitos da Engenharia na obtenção um software que realmente funcione, que também seja confiável e barato.


Atividades a serem executadas

Levantamento de Requisitos

Nesta atividade é feita uma analise das funcionalidades do sistema, levantando os requisitos necessários para que o sistema atenda as necessidades do cliente.
Nesta etapa também descreve todas as funcionalidades que o sistema terá.

Análise de Requisitos
Descrição funcional do sistema. Pode incluir um plano de testes para verificar adequação do sistema. É feito um estudo detalhados dos dados levanados.
O interesse nessa atividade é criar uma estratégia de solução, sem se preocupar como essa estratégia será realizada, ou seja, utilizar as necessidades dos clientes, depois de compreendido o problema, para resolução do problema solicitado. Assim é necessário definir o que o sistema deve fazer, antes de definir como o sistema irá fazer.

Projeto

Projeto Arquitetural: onde é desenvolvido um modelo conceitual
para o sistema, composto de módulos diagramas conceituais, blocos descritivos com funcionalidades do sistema.
Projeto de Interface: onde cada módulo tem sua interface de comunicação estudada e definidas no projeto arquitetural.
Projeto Detalhado: onde os módulos em si são definidos, e possivelmente traduzidos para pseudo-código.

Implementação
Neste processo, é codificado os processos e requisitos em uma linguagem de programação, gerando o executável do software que será feito os testes e que irá para o cliente.
Testes

Teste de Unidade e Módulo: a realização de testes para verificar a presença de erros e comportamento adequado a nível das funções e módulos básicos do sistema.

Implantação

A implantação compreende a instalação do software no ambiente do usuário. O que inclui os manuais do sistema, importação dos dados para o novo sistema e treinamento dos usuários para o uso correto e adequado do sistema. Em alguns casos quando da existência de um software anterior, também é realizada a migração de dados anteriores desse software.

Vantagens e desvantagens em se criar um software baseado em Engenharia de Software
Desvantagens:

• O processo de prototipação pode dar ao usuário final a impressão que praticamente qualquer sugestão pode ser implementada, não importa qual estágio do processo de desenvolvimento se está.

• Além disso, para os usuários não está claro o porquê da demora

• Como o processo é iniciado antes da criação do programa, muitas vezes, podem ocorrer problemas não previstos anteriormente, após a concepção do programa.

• O gerenciamento de criação de softwares torna difícil aperfeiçoar o processo geral, assim como também dificulta o alinhamento entre o desenvolvimento da aplicação e as necessidades do negócio.

• O tempo de desenvolvimento do Software geralmente supera o esperado

Vantagens

• Os profissionais têm controle sobre o desenvolvimento de software dentro do que foi estabelecido.

• Através da utilização dos conceitos de Engenharia de Software podemos criar um software realmente confiável e visando a plena funcionalidade do mesmo.

• Na Engenharia de Software, são utilizados sólidos princípios para o obtenção de um produto o mais próximo possível da real necessidade do usuário.

• Uso de métodos e processos trará ao profissional um total controle da qualidade do produto final.

• Têm-se um total controle do andamento do projeto.


ANDERSON SILVA 1820000801
CARLOS CEZAR GOMES 0850282
DANILO SANTOS DA SILVA 0850239
RODRIGO ISRAEL 1803296079

Nenhum comentário:

Postar um comentário