domingo, 15 de agosto de 2010

[ATPS 1] Engenharia de Software - Definições


"Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais.", Friedrich Bauer Bauer.
"A engenharia de software é uma tecnologia baseada em camadas e, que fornece vários modelos abstratos e precisos e técnicas que permitem o engenheiro analisar os requisitos de sistema, projetar, programar e manter sistemas, dando assim o apoio para a construção e desenvolvimento de software com qualidade.
Como é uma tecnologia em camadas significa que a engenharia de software se baseia então em etapas específicas de tarefas, que propõe cumprir de forma organizada e ágil metas de objetivos que compõe essas mesmas tarefas de suas respectivas camadas.", Rodolfo Leão Duarte Silva.
"Engenharia de software é uma área do conhecimento voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando produtividade e qualidade.", Elcio Silva.
"A engenharia de software é a abordagem a construção de software complexo - com muitas partes interconectadas e diferentes versões - por uma equipe de analistas, projetistas, programadores, gerentes, testadores.", Jair C Leite.
"A engenharia de software é o conjunto de métodos, técnicas e ferramentas necessárias à produção de software de qualidade para todas as etapas do ciclo de vida do produto.", Krakowak.
Todas as definição vistas acima enfatizam o quanto é necessário a utilização da engenharia de software para inicio e manutenção de um projeto. O objetivo é a separação dos vários trabalhos envolvido ao longo da construção de um software divididos em etapas e principalmente como novas tecnologias podem ajudar na otimização de processos antes trabalhosos. Com isso possibilitando um projeto já iniciado de se adequar as tendências do mercado, e novos projetos seguirem um linha de visão diferente, ao qual lhe permitirá evoluir.
As atividades básicas do projeto são divididas em:
* Análise de requisitos- Serão feitos levantamentos sobre as principais funcionalidades exigidas pela empresa, principais problemas existentes, formas de uso, etc.
* Orçamento e tempo para desenvolvimentos- Definir um custo para o projeto e estimativa de tempo para sua conclusão.
* Divisão de recursos para o projeto- Nesta etapa será divida as tarefas entres os funcionários: analistas, programadores, testers, etc.
* Análise das funcionalidades- Projeção interna de como deverá funcionar o software, tendo em vista a usabilidade e o a performance do sistema.
* Desenvolvimento- A partir das análises feitas os sistema será implementado.
* Teste- Depois que o sistema for implementado será testado e validado.
* Amostra do projeto- O projeto será mostrado ao cliente através de uma versão demonstrativa, com a intenção de melhorar e adequar pequenos detalhes.
* Conclusão e entrega do projeto- O projeto estará pronto e será colocado em produção para o cliente.
A utilização da engenharia de software na construção de um projeto gera grandes vantagens, o processo de desenvolvimento se torna menos complexo, devido a separação das tarefas, a linha do tempo para desenvolvimento é melhor avaliada, a taxa de atraso é diminuída, a qualidade do software desenvolvido é elevado. Porém não há só vantagens neste processo, como as funções são bem dividas, requerem profissionais especializados em determinadas funções, o que ocasiona um alto custo, um exemplo disso é que para a construção do software de controle de vendas de calçados será necessário a especialização de funcionários para o segmento de calçados, conhecendo as etapas do processo, regras do negócio e reação do usuário para com o programa.

Grupo: Adenilson B. Oliveira, Élica Regina N. Oliveira, Carlos eduardo Momesso Raiz, Roberto G. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário